Existem diferentes tipos de sombrites para se adequar às necessidades do comprador. Os sombrites, são materiais geralmente utilizados para proteger cultivos agrícolas, estufas, viveiros e até mesmo áreas residenciais contra os efeitos prejudiciais da luz do sol.
Esses materiais são feitos de tecido ou plástico especial, com características que permitem a passagem controlada da luz solar, reduzindo a intensidade dos raios solares e criando ambientes mais adequados para o desenvolvimento de plantas e outros seres vivos.
No post de hoje, trouxemos as diferenças entre os tipos de sombrite e para qual função sua porcentagem serve, para que assim, o comprador saiba qual o melhor modelo para sua necessidade.
Quais são os tipos de sombrites que existe no mercado?
Entre os diferentes tipos de sombrites, as mais comuns são as de 50%, 70% e 75%. Cada tipo, possuindo características específicas para se adaptar às diferentes necessidades e condições ambientais.
Sombrite 50%:
O sombrite de 50% é aquele que permite a passagem de aproximadamente metade da luz solar. Isso significa, que ela proporciona uma redução significativa da intensidade da luminosidade.
Esse tipo de sombrite é amplamente utilizado em locais onde não é necessário um nível de sombreamento tão alto. Dessa forma, é comum ver esse tipo de sombrite sendo utilizado em locais como estufas, viveiros e áreas de cultivo, onde as plantas necessitam de uma quantidade moderada de luz solar para o seu desenvolvimento.
Além disso, o sombrite de 50% é especialmente útil em regiões com altas temperaturas e incidência solar, pois ajuda a reduzir a luminosidade e calor, assim, evitando danos causados pelo excesso de radiação UV, que proporciona um bom equilíbrio entre a proteção contra o sol e a capacidade das plantas realizarem a fotossíntese de maneira adequada.
Sombrite 70%:
O sombrite de 70% é bem mais escuro em relação à passagem de luz solar. Ele bloqueia cerca de 70% dos raios solares, permitindo que somente 30% da luz passe através do material.
Esse tipo de sombrite é comum ser utilizado em áreas que precisam de um sombreamento mais intenso, como viveiros de mudas e plantas delicadas, canteiros de flores, hortas e também para proteção de áreas residenciais, como varandas e estacionamentos.
Dessa forma, o sombrite de 70% é ideal para plantas que preferem ambientes mais sombreados e que não se adaptam bem à luz solar intensa. Além disso, é uma boa opção para reduzir a temperatura e prevenir as queimas.
Em algumas regiões, onde o calor é excessivo, o sombrite de 70% pode ser a opção mais adequada para garantir o desenvolvimento saudável das plantas e a proteção contra danos causados pelo sol.
Sombrite 75%:
O sombrite de 75% oferece ainda mais sombreamento em relação à passagem da luz solar em relação aos outros tipos. Ela bloqueia cerca de 75% dos raios solares, consequentemente permitindo que apenas 25% da luz alcance o ambiente protegido.
Esse tipo de sombrite é geralmente usado em situações onde há necessidade de um sombreamento intenso, como em viveiros de orquídeas, áreas de cultivo de plantas que exigem baixos índices de luz e até mesmo em locais onde se deseja criar ambientes de sombra para descanso ou lazer.
A sombrite de 75% é ideal para plantas de sombra ou meia-sombra, que não se desenvolvem bem sob luz solar direta. Além disso, ela é usada em locais onde o objetivo é proporcionar um ambiente mais fresco e confortável para pessoas ou animais, protegendo-os do calor excessivo.
Como escolher o tipo de sombrite?
A escolha do sombrite ideal para sua necessidade, gira em relação aos tipos de sombrites e das diferentes porcentagens de proteção contra luminosidade. Por isso, é necessário saber e entender o quanto o ambiente e/ou plantas e animais precisam de proteção contra o sol. Assim, é possível escolher o tipo ideal de sombrite para você.